sexta-feira, 5 de novembro de 2010

E depois do parto?

Pois é, levei 6 meses e 7 dias para voltar a escrever nesse blog. Uma vida, considerando o tempo do meu filho. Agora posso dizer que realmente estou começando a voltar a minha vida, mesmo que agora minha vida já não seja, e nunca mais será, só minha. É muito bom ser mãe, mas creio que deva também, em algum momento, ser outras identidades que sempre foram parte da identidade de ser Lilian. Nesses seis meses eu, Victor e Pedro vivemos muitas coisas, muitas viagens (São Paulo, Puebla, Miami e Fortaleza), muitas rotinas.

O primeiro mês, entre a emoção de ter tido um filho, as dores da cesárea, a choradeira das oscilações hormonais e a frustração de achar que nunca mais iria dormir mais que duas horas seguidas, foi superado ao entrar no segundo.




No segundo mês voltamos a nosso apartamento, colocamos Pedro a dormir em seu quarto e introduzimos uma rotina de mamada noturna que finalmente nos deixou dormir 5 horas direto a noite!

Mas ainda, os finais dos dias eram marcados por crises de cólicas que nos desesperava. Nos fazia chorar junto com o bebê, enquanto o embalávamos sobre um pano quente em sua barriguinha. As cochiladas diúrnas do pequeno eram ainda interrompidas por momentos de refluxo interno que o faziam acordar com caretas, e não voltar a dormir.
O terceiro mês, finalmente, o final das cólicas e diminuição dos refluxos! Já mexia as mãozinhas voluntariamente! Fomos ao México visitar os abuelos.



O quarto mês a babaceira e resmungos e... dois dentes! Com esse dois dentes, começamos a dar papinha e lhe dar fórmula com o leite materno.

Seu quinto mês, o início de sua independência: já ficava de gatinho e tentava suas primeiras engatinhadas,

para que agora, no sexto mês, já conseguisse passear sozinho por todo o apartamento, arriscando escalar móveis e ficar em pé.


A rotina do Pedro começa a ficar cada vez mais fixa e previsível. Isso é ótimo, pois consiguimos nos organizar para estudar, trabalhar, limpar a casa, comer, tomar banho etc etc... Pra que vocês tenham uma idéia, ele: acorda as 6h, mama, faz coco, brinca, dorme as 7h30, acorda as 8h30, come papinha, brinca, vamos passear, mama as 10h e dorme, acorda as 12h, almoça, brinca, mama e dorme as 15h, acorda as 16h, come papinha, brinca, vai passear no parque, toma suco e dorme as 18h até as 18h30, janta, toma banho, assiste algo com seus pais, mama e dorme as 20h30. Nada mal! Vamos ver até quando essa rotina fica assim... hehe

O grau de independência dele aumenta o meu grau de independência também! Mamando só uma ou duas vezes por dia no peito, consigo deixá-lo uma noite na casa dos avós, sem que tenha que tirar leite e estocar durante toda semana. Posso revezar com o Victor de cada um de nós cuidarmos de Pedro em períodos inteiros e alternados, deixando que nós dois consigamos trabalhar, estudar e curtir o Pedro tranquilamente. Perfeito!

É também o tempo que consigo voltar a uma rotina de academia e tentar recuperar um pouco do físico que tinha antes do nascimento do meu filho, pois nem todas somos Gisele Buncher que ganham a vida emagrecendo! hehe! Disponho pra quem queira uma planilha que eu, com a ajuda do meu maridinho lindo, fizemos no Excel pra ajudar a controlar um pouco a alimentação, baseando-se no cálculo calórico. Deixo aqui, pois procurei na internet e não encontrei nada que me agradasse, então fizemos uma. Na real eu queria algo que pudesse instalar no meu celular e levar comigo pra todos os lugares, seria legal, né? Alguém conhece algum aplicativo parecido para Nokia E71? (Vou tentar disponibilizar a tabela em anexo ou online).

Bom, faz tempo que queria escrever, só agora tive tempo e me inspirei. Espero que, para quem ainda não tem filhos, tenha dado uma ideia do que é para nós ter um filho e, para quem já tem, tenha se identificado com algo do que escrevi.

Beijo grande!
Lilian (e Victor, que não está aqui escrevendo comigo, mas certamente compartilha de minhas palavras).

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O primeiro mes de Pedro

Ele subiu de 3kg a 4,2kg nesse mes e de 50cm para 53. "Otimo" segundo sua pediatra.
Fiquem com algumas fotos dele desde seu nascimento ate hoje.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Será hoje? (29/04/2010)

(essa postagem escrevi antes de ligar para minha médica e ter dela a confirmação que deveriamos internar e tentar a indução neste mesmo dia. Eram 14h horas quando escrevi o que vocês vão ler e 8 horas mais tarde já tinha o Pedro em meus braços, saudável, dorminhoco e mamão!)

Essa é a pergunta que nos estamos fazendo a cada dia desde início da semana 38 e com o começo das contrações. Vamos ao médico com contrações de 10 em 10 minutos e todos dizem "ah... essas contrações são normais! Quando entiverem ritmadas de 5 em 5 minutos e com duração de 30 a 1 minuto cada, então você volta". Ok! Então começam as contrações de 5 em 5 minutos e assim ficam por uma hora ou mais e voltamos ao médico. É só chegar lá que elas diminuem para 8 em 8, 10 em 10... e nada de dilatação. Aí temos que ouvir a mesma recomendação deles.
Eu já comecei a pensar: bom, quando a hora chegar, tenho certeza de que não vai ser desapercebido. Impossível o nenêm sair de uma hora pra outra, num primeiro parto. Então relaxamos e não ligamos mais para as contrações, que todo dia eu sentia. Bebê está mexendo? Ok. Não estou perdendo líquido ou sangue? Ok.

Mas ontem, com a mudança pra lua cheia e depois de saber que minha médica não poderia nos atender na sexta-feira a noite a preocupação voltou e ficamos com a dúvida se induziamos ou não o parto na quinta, ou seja, hoje. Voltamos a clínica, vimos que o colo do útero estava ainda fechado e decidimos então esperar e não forçar nada sem que meu corpo e o bebê dessem um sinal de que era hora.

Essa noite não passei muito bem, mas muitas noites não tenho passado muito bem, com o desconforto da barriga, o bebê se mexendo demais, as dores nas costas... Acordei 7h30, fui ao banheiro e vi um líquido mais abundante com um levissimo tom arrosado. Oba! Um sinal mais físico!!! Acordei o Victor, tomei meu café da manhã, ele tomou um banho e fomos a clínica. Finalmente um diagnóstico diferente: o tampão já saiu e estou com 1cm de dilatação. Muito pouco ainda pra internar, segundo a médica, e as contrações continuam não ritmadas, então aqui estamos, de volta pra casa, de olho nas contrações e esperando dar meio-dia pra ligar pra minha médica e ver o que fazemos (internamos e começamos a indução, visto que agora o processo já se iniciou por si só, ou esperamos que meu útero se dilate por si só?)....


segunda-feira, 26 de abril de 2010

instinto paterno.

Para que se rian un rato mientras esperan...


Completando 40 semanas

Sigue llovendo en la isla de Florianopolis. Hace más de 5 dias que al asomarnos por la ventana vemos un cielo nublado y lluvioso, una lluvia fina y fria que no para. Hace un friocito rico para dormir, acurucarse, ver tv, comer, pasar tiempo en la computadora, reunirse con amigos y familia... asi estamos aprovechando para vivir esta semana. Me parece que nuestro hij@ está muy agusto aprovechando estos dias de hueva para pasar más tiempo calientito en mi vientre... De qualquier manera fuimos al doctor este domingo checar si está todo bien com la mamá (yo) y con el bebé. Si, todo está bien. Todo igual a la vez pasada.
Les dejo con fotos mias y de mi bebé en mi barriga, marcando la semana 40, que completamos esto domingo.
(Lilian - 26 de april de 2010)


domingo, 25 de abril de 2010

Semanita 39

Buenos días a todos... 

   Escribo para reportar que esta semana pasada estuvo bastante interesante. Al parecer nuestro hij@ esta muy cómodo dentro de su madre y no da señales de querer salir. Recuerdo que antes de la semana 38 nos estuvimos limitando de algunas actividades a fin de prevenir un parto prematuro, hoy en día ya hicimos de todo, y nada. A mitad de la semana dio señales con contracciones con una cierta frecuencia que acabaron después de una visita a la clínica y un resultado medico tranquilizador (al saber que el bebe esta OK), pasaron las contracciones.  

   Lilian y yo ya hablamos con el/ella juntos y separados pero al parecer esta mostrando su lado rebelde. 
La panza esta cada vez mas grande es increíble pensar que creo un ser humano dentro. Me encanta, esta PKM.

   Para terminar el reporte debo decir que estoy muy orgulloso de nosotros dos pues hemos estado trabajando en nuestros estudios y con progreso; también en el planeamiento de nuestra boda, que esta requiriendo de un análisis de costo-beneficio, lo que ah retrasado las invitaciones a todos ustedes (una disculpa). 

   Ahora si me despido compartiendo una imagen de esta mañana del paquete que nos trajo la cigüeña y que todavía no abrimos. 



Un saludo

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nossa primeira ida à clínica

Olá, aqui é Lilian que vos fala...
(tenho que avisar, já que este post vai para o Buzz do Victor e ele leva os créditos de escrever tão bem em português ou tão mal em espanhol hehe).

Ontem, por volta do meio-dia, começamos a contar as contrações que estava vindo com cólicas leves. As contrações vinham em uma média de 4 a cada 5 minutos, depois aumentava o espaçamento de tempo para 6, 7, 8 e 9 minutos e davam outras 4 a cada 10 minutos. E voltava a diminuir o espaçamento de tempo entre as contrações até chegar a 5 minutos de novo, e ficar lá por um tempinho. Como nao pararam até as 16h, então decidimos ir à clínica (que é pertinho de casa) e ver como andavam as coisas. Na realidade não sentia evolução, então realmente não senti que era a hora de nascer, mas esperava que houvesse um centímetro ao menos de dilatação... Mas nada!

Segundo o médico: batimento cardíaco do bebê estava bom, minha pressão também, o colo do útero já está mais fino e o bebê já está encaixado. Mas nem sinal de dilatação.
Esta noite passei muito bem. Me levantei umas duas vezes para ir ao banheiro, mas sem cólicas ou contrações... será que vou passar para a semana 41?

Realmente é uma espera... ainda mais agora que já terminei a parte da qualificação que me comprometi a entregar em abril e que não estou dirigindo sozinha! Tenho a sensação de ficar aqui nesse apartamento sem muito o que fazer, andando entre a cozinha, internet e quartinho do bebê (pra ver se não há nada mais para arrumar...). O pior é que ainda não me veio aquela grande vontade de arrumar a casa, como mencionou Cris, se viesse ao menos meu apê estaria mais limpinho hehe...

Ao menos aproveito para me encontrar com minhas amigas para um "café" e uma conversa fiada ou para ir ao cabeleireiro -- hoje vou!

Bom, mantemos vocês avisados. Ainda temos mais uma semana de prazo...

domingo, 18 de abril de 2010

hoy 39 semanas y nada todavia...

Hola, aqui quien les habla es Lilian. Intento escribirles en español y marcar en nostro blog el pasaje de la semana 38 a la semana 39...

Ayer pasamos todo el dia en la playa. Estaba muy agusto! Me siento estremadamente pesada y grande con esta barriga, tengo muuuucho calor en la noche y ya tengo dificuldad de dormir y de me mover en la cama. Los soños son sobre el dia de el nacimiento, y son siempre un poco confusos. Ya soñé que nació un niño y esta noche soñé que era niña... de hecho no me importa! El importante es que todo ocurra bien en el parto y que el/la bebe nasca sano/a, esto es lo que más deseo en este momento. En el ultrasonido que hicimos en el 16 vimos que esta todo bien con el bebe: él/ella mide aproximadamente 47 cm y pesa 3kg. Su corazon esta batiendo muy bien, sus actividades celebrales estan excelente, esta con buena circulacion sanguinea y se mueve mucho, o sea, está tooooodo bien! Mañana tenemos cita con la doctora... haber si nos dice para cuando sera! Mientras nadie nos dice nada... esperamos aqui ansionsos los señales que nos dará el/la bebé!

Dejamos unas fotos para que ustedes vean como estoy al inicio de las 39 semanas... (enorme!)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pra quando é o seu bebê? -- Para abril... ou maio?

Pois é... abril já chegou, aliás já estamos em meados de abril, às 38 1/2 semanas, com o quartinho pronto, as roupinhas lavadas, tudo a posto e... nada do bebê dar sinal de que quer nascer... Não estou preocupada, pois tenho até a semana 41 para parir, isto é, até 2 de maio. Se passar disso, então passa a ser preocupante e terei de fazer cesariana, segundo minha médica. Tuuuudo bem! O importante é que nosso bebê nasça bem!

Apesar da despreocupação, sinto no ar esse clima de ansiedade... os amigos e familiares me perguntam curiosos se já nasceu e também já aguardam esse momento tanto quanto eu e Vic. Quanto a mim, começo a sonhar com o nascimento e fico mais atenta às contrações. Antes de ontem sonhei que a bolsa rompeu, acordei com tanto calor e tão suada, que fiquei em dúvida se tinha sido sonho ou se era realidade. Devia ou não acordar o Victor? (que daqui a pouco já não vai mais acreditar nos meus alarmes, de tantos alarmes falsos que venho dando por conta da minha ansiedade e desconhecimento dos sintomas, hehe). Preferi não acordar, pois se rompeu, logo viriam as contrações. Como podemos ver, foi só um sonho. Noite passada sonhei que o bebê se mexeu muito e eu fiz uma força e sua cabecinha saiu! Sem dor e sem tempo de ir ao hospital, eu mesma cortei o cordão umbilical... seria bom que fosse fácil e indolor assim, mas também não precisa ser tãããão fácil, hehe.

Quanto às contrações, sinto que estão mais visíveis e constantes, mas ainda não ritmadas e nem doloridas... A verdade é que estou curiosa! Curiosa de saber como vai ser, como vou me sentir, como vou reagir. Não tenho medo da dor, so estou curiosa pra saber como é essa dor. Uma dor que marca um rito, uma passagem, uma mudança do meu status atual de grávida, para um status permanente de mãe. É uma dor, cujo resultado muda a identidade de muitas pessoas: da minha para mãe, do Victor para pai, dos meus pais para avós, do meu irmão e cunhada para tios... Uma criança no mundo não é só um bebê, é também um filho, um neto, um sobrinho que nasce... uma pessoa a mais que vem a compor a engrenagem que move nosso mundo!

Que seja bem-vind@!

terça-feira, 6 de abril de 2010

cuando sera ???

Haber gente... 

Estamos en la semana 37, apartir de este Domingo 11 de Abril al 2 de Mayo, estaperamos que nazca nuestro hij@, y me gustaria saber cual es su pronostico...

El mio es el 25, y el de Lilian el 19... y el tuyo es ?? 

Saludos y vean el video estan super chidas las patadas.  


Como se mueve!!!

Ayer en la noche viamos a una pelicula horrible llamada "Planeta Terror", un terror-comedia de tercera categoria con participacion de actores como Bruce Williams y Quentin Tarantino! Muy rara...

Al final de la peliculo el bebé se despertó y se muevia mucho, yo sentia mis organos internos "tocados" por el/ella y el musculo de la barriga como si fuera se romper con la fuerza de sus piezitos...

Vean el video que gravamos y bajamos en youtube. (la parte izquierda estan sus pompitas y la parte deracha estan sus piesitos)



domingo, 4 de abril de 2010

hoje, 37 semanas!

Oi meus amados do México, essa é pra vocês praticarem o português! :) (Lilian)

Só mais uma semana e a contagem regressiva começa. Enquanto não nasce e não vemos a carinha do noss@ herdeir@, sigo sentindo calor como nunca antes senti (coitado do Vic, que é expulso pelo ar frio da janela aberta, as 4am... Vic com frio e eu com calor, algo que eu nunca pensei que fosse acontecer - hehe) e um leve inchaço nas mãos e nos pés, que só eu mesma percebo. A azia e refluxo, apesar de aparecer algumas vezes, já melhorou bastante. Em compensação as dorzinhas (tipo cólica, e estiramento do músculo) no baixo ventre aumentaram um pouco.

Continuo indo pro yoga, caminho a noite ou final de tarde (beeeeeem devagar, mas caminho!). Tambem temos aproveitado bem a praia! ESTÁ FAZENDO UNS DIAS LINDOS!!! De lazer noturno nos restou ir a jantares: ou os fazemos em casa com amigos e família, ou vamos a restaurantes... lugares de música alta e/ou com muito barulho por acumulo de gente terão que esperar, pois o bebê fica super agitado a ponto de me machucar. E ficamos com medo de romper uma bolsa antes do tempo... "melhor previnir do que remediar".

Afazeres desta semana: arrumar o quarto do bebê, já que seu berço chega na terça.

PS.: Victor sonhou esses dias com um bebê menino... será instinto paterno? Eu, já começo a considerar que é menina... :)

Fiquem com um pequeno vídeo de nós na praia na semana passada.




quarta-feira, 31 de março de 2010

9 meses ja estao passando!

http://brasil.babycenter.com/pregnancy/desenvolvimento-fetal/36-semanas/

Llegamos al noveno mes, o 36 semanas! El bebe esta listo, ya es un mini ser humano aprovechando unas semanas más en el mundo de el vientre antes de venir a nostro mundo. Como me siento? Más cansada, manos y pies inchan más a menudo, barriga está más pesada y siento cólicos y contraciones de braxton más frecuentes... ay... como es dificil levantarme o abajar! Tambien pierdo (o pierco?... ¨perco¨) el equilibrio muy facilmente... me siento extremadamente ¨clumsy¨, ¨gangly¨. Peró tengo todavia mucha energia! No me gusta mucho quedarme sin hacer nada, entonces si me muovo me siento bien. Por eso sigo con la yoga y a caminar -- dicen que hace bien a la salud y al parto. Lo que sé es que me hace sentirme muuuy bien.
Otra cosa interesante que siento es el cambio en el comportamento de las personas alrededor! Personas quien no conozco me sonrien, si oferezcen a ayudarme, hablan conmigo o simplesmente tocan mi panza y dicen algo! Mi comportamento es siempre de Lilian, claro, como siempre fue (no me hago de fragil y no uso la excusa de estar embarazada para conseguir lo que quiero), pero a los ojos de los otros soy primeramiente una gestante. Chistoso... De hecho, no puedo decir que no me gusta este tratamiento, claro que si -- con más respecto, más simpatico -- a quien no le gustaria? jeje
Bueno, entonces este es el més de espera... seguimos comunicandoles hasta que llegue la hora de nascermos como papás y nostro hij@ nos dar una familia, la nostra familia!
Que sea muy bienvenid@!

sexta-feira, 19 de março de 2010

recomendação de vídeos

Recomendamos que assistam ao vídeo da National Geographic "Vida no ventre" / "Vida en el vientre". Lindas imagens, ótima narração! Emocionante...




nova fase, novos sintomas

Essa semana levei um susto. Fui dormir e comecei a sentir cólicas leves no ventre, como se fossem cólicas pré-menstruais. Observei também que minha barriga ficava dura, mas não doia. Como me informaram que os sinais de parir são: dores fortes e contrações ritmadas, rompimento da bolsa e/ou sangramento, então procurei não me preocupar muito e dormir. Despertei e continuava com as pontadinhas de cólicas. Então liguei para minha médica, que me receitou buscopan (4 por um ou dois dias, até que cessasse). Disse que é normal, mas que se não cuidar poderia vir a se desenvolver num trabalho de parto.
Tenho ouvido tanto sobre partos prematuros, e tenho tanto ainda para fazer, que me apavora pensar que poderia parir logo as 34 semanas. Além disso, no último ultrassom meu filh@ estava só com 1,5kg...
Felizmente, descobri que contrações indolores e cólicas leves nesta fase são normais, é o corpo da futura mãe se preparando para o grande momento de dar a luz. Além disso, no nosso último ultrassom, que fizemos depois do ocorrido, apontou um aumento consideravel do peso do bebe. Agora el@ está com 2,15kg e 44 cm!
Escrevo hoje, com 34 semanas e 5 dias. 73kg. 30 de hematocrito. E uma barriga pesada e serelepe! :)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Resultado de soma de dois

(Vic - 1980)

+


(Lilian - 1978)

=


(bebezinho - 2010)



Pedro ja fora da barriga, com um mes (29 de maio de 2010)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Fotos 32 semanas

Registramos aqui nossas 32 1/2 semanas de gestação. Começamos a contagem regressiva!
Alguns dados:
Peso: 72kg
Pressão:100/60
Leves inchaços em mãos e pés
Azia às noites
E sentindo muito movimentos do bebê, às vezes até vejo seu pezinho pontar sob a pele! :)



quarta-feira, 3 de março de 2010

Bebe interactua con la tecnologia


Lunes fuimos a la médica. Estoy bien y el bebé también. Ella me dijo que tengo que comer mucha proteína para que él o ella crezca más. No és que está flac@, está normal, pero al contrario de lo que pensábamos que iba a ser, es un bebé normal chico. Bueno, lo que pasa es que tengo que comer mucho huevo (la clara), carne y leche desnatada. Dijo mi médica que el bebé no tiene que ganar muuucho peso dentro de la barriga, hay que ganarlo después de nacer! Creo que esto va a ayudar que ocurra parto natural! Ojalá!

Pero no empecé a escribir este "post" para hablar de su peso. Quiero contarles un hecho raro que ocurrió ayer y saber si ustedes saben algo a respecto. Ayer, estaba en el bar de la universidad, comprando un jugo, con la bolsa colgadas en mi hombro, cuando empecé a sentir patadas de mi bebé. Se movía inquiet@. Yo no hice caso, hasta que pateó tan fuerte que pude ver mi barriga saltar a punto de mover mi vestido! Me di cuenta que mi celular estaba vibrando en mi bolsa, que estaba cerca de mi barriga... era Vic que me llamaba. Ustedes creen que haya alguna interferencia directa de las ondas provocadas por el celular sobre el bebe dentro de la barriga?

Si hay, espero que no sea mal... lo que si se es que fue chistoso y se sintió rico el modo como se movió. (Lilian)

segunda-feira, 1 de março de 2010

en casa

hijole ahora si estuvo bueno...

este fin de semana decidimos quedarnos en casa y arreglar el desastre que teniamos. pues hasta el domingo por la mañana todavia teniamos maletas de mexico en el cuarto del bebe. todo comenzo el viernes en la tarde cuando 6 piezas de muebles llegaron a la casa acompañadas de un colchon. una mesa, 2 gavetas y 3 armarios de techo fueron instalados haciendo espacio en la cocina, sala y cuarto del bebe.
lo primero en quedar listo fue la sala que aunque solo pudiemos instalar una repisa por no poder hacer ruido con el taladro ¨reglas del edificio¨ que fue a donde transferimos nuestro centro de comando computacional que solia estar en el cuarto del bebe y que obvio tuvo que ser reubicado.
continuamos con el cuarto del bebe donde todos los pañales que hemos ganado ubicandos en la parte alta del armario de 2.30 m alcanzan a cubrirlo todo. dejando la parte de abajo para maletas y cobertores de invierno, jugutes y demas cosas de bebe, hoy vamos a comprar la una para que ya quede listo listo listisimo.. ahh bueno me falta poner unas repizas mas y tapar unos hojos quedejaron unas repisas que habia y que quitamos. pero bueno....

hasta el ultimo nuestro cuarto donde primero yo organize mi ropa y despues lilian para asi al final guardar loq ue no necesitamos en bolsas especiales comprimibles ( que permitanme deciles son la onda)

tssss falta todavia bajar el armario de la cocina pues hubo una pequeña confucion como de 50 cm ya que coloque el armario en el techo.. digo yo si alcanzo sin problema pero mi señora simplemente es imposible que consiga bajar algo sin necesidad de un banquito.. entonces pues habra que correguir ese detalle... mas unas cuantas repizas mas ya que descubrimos su gran utilidad, asi como de unos percheros de pared.

sin embargo pienso que ya estamos  a un paso casi nada para estar puestos y listos para recibir ese bebe mio con la tranquilidad que se requiere sin estarnos preocupando por lo de alrededor.

pd.- luego les mando fotos y/o video para que se den un quemon de mi canton.. jejeje

saludos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nostro bebe con 31 semanas

Despues de intentar 2 veces de ver a nostro bebe en 3D, mientras estabamos en Mexico, y no lograrlo, decidimos intentar una vez más, pero ahora en 4D.
Todavia no sabemos si és niño o niña. Seguia con los pies y manos en la cara y una parte de el rosto pegado a la placenta, pero desta vez se pudo ver mucho de sus expressiones...
Aqui compartimos con ustedes su hermosa carita!!!


Back to Brazil y Baby shower



Llegamos a Brasil despues de un largo viaje de 21 horas. Estabamos preocupados con todos los regalos que traiamos para el bebe. Todo paso bien. Pararan Vic en la alfandega y esto me preocupó un poco, porque, claro, cargava tambien todo lo que era mio y suyo, pero le preguntaran solo sobre las computadoras y pronto le dejaran ir.
En esta semana Vic pronto empezó a estudiar y yo me puse a trabajar y a cuidar de detalles de la casa como internet y telefono que no estaban conectados.
Con todo areglado, empezamos a organizar el Baby shower... Fue muy bueno. Muchas personas que no veia hace mucho estaban allá. Mis papas cuidaran de la carne en la churrasqueira y de la ensalada y bebida, mientras Victor y yo nos quedavamos con los invitados. Empezo a llegar gente a las 11 de la mañana hasta las 17h seguian llegando, mientras otras ya se iban. Gañamos muchos pañales (gracias a todos), reimos, comemos y bebemos (yo como siempre, tomé mucho jugo). Desafortunadamente nos olvidamos de sacar fotos. Creo que estabamos demasiadamente entretenidos que nos olvidamos completamente...
Al unica foto que sacamos fue de los pañales ganamos! (no consigo colocarla aqui cerca, se quedo ahi arriba...)

Esto todo se pasó durante mi semana 30 de gestacion.

PS.: la foto no es de nostro bebe, la encontré en la internet y la vi chida para postar aqui. El site es: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aborto/terceiro-trimestre.php

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Convite CHÁ DE BEBÊ/ BABY SHOWER


Convidamos amigos e amigas ao nosso Chá de fraldas!

Churrasco no Campeche (Rua das Corticeiras, 812 - virar rua desse número e seguir até o fim: é a última casa)

Horário: 13h, dia 21 de Fevereiro (domingo)

O que levar? Bebida, Fraldas Pampers (RN, P ou M) e lenços umedecidos.

Veja o vídeo do convite:


29 semanas


sábado, 6 de fevereiro de 2010

conversando en el espejo

28 semanas frente al espejo.

saludos

pd.- estamos estrenando video para que no tengan que leernos todo el tiempo.

Foto para registrar as 28 semanas e 5 dias

Registro: comos estou?
No geral estou bem. So' estou acordando muito no meio da noite, minhas costas doem e nao consigo arrumar posicao pra dormir... sem contar que as vezes que acordo e meu braco esta adormecido, tenho que colocar uns 3 travesseiros embaixo dos ombros e cabeca e dormir quase sentada para conseguir respirar e para nao ter refluxo (a medica disse que isso e' normal, pois os orgao estao se acomodando e falta espaco para o pulmao e o estomago). Parece muito, mas na real estou ok... consigo lidar com esses detalhes e ficar super bem! So' estou registrando porque todas as maes dizem que a recompensa e' tao boa que acabam se esquecendo desses detalhes anos mais tarde. :)
Meu peso:69,5
Peso do bebe: 1,2kg
Tamanho: 32cm (esta' maior que uma regua!)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

estamos listos

ah sido un largo proceso de preparacion y de planeamiento a lo largo de estas 28 semanas y pienso que estamos por cerrar una etapa mas que era el venir a mexico, pienso que hemos cumplido nuestras metas tanto familiares y de adquisicion de articulos para preparar la llegada de nustro hij@.
pienso que estamos listos para empacar y continuar con nuestra aventura de regreso en brasil, digo todavia nos quedan 10 dias mas en puebla que piensamos disfrutrar al maximo, sin embargo dentro de nuestra planeacion ya queremos ponernos a trabajar en nuestros respectivos estudios a fin de avanzar lo maximo posible antes de la llegada.
Lilian y yo estamos muy contentos y muy entuciasmados por comenzar una etapa de nuestras vidas creando y criando a nuestra pequeña familia.
y bueno pienso que despues de una noche de insomnio porfin podre dormir les mando un saludo a todos y felicidades a mi papá porque hoy es su cumpleaños.
y bueno a todos ustedes lectores

domingo, 31 de janeiro de 2010

Indo às compras... (às 28 semanas de gestação)

Esse final de semana fiquei sozinha em casa, aproveitando pra iniciar a redação do meu projeto de qualificação de doutorado, que está atrasado segundo minhas expectativas, e para ver filmes e aproveitar o friozinho que está fazendo. O Victor, seus pais e sua irmã foram às compras nos Estados Unidos. Só o Victor levou uma lista de mais de 40 itens só para o bebê. Como é mais barato lá!!
É muito triste ver como está tudo caro no Brasil!!! Roupa de neném, lenços umedecidos, utensílios para o bebê... tudo isso no Brasil é pelo menos o dobro do preço, mesmo considerando o câmbio de USD$1 a R$1,87. Nem parece que no Brasil o salário mínimo é de R$510, quando vejo um macacãozinho de recém-nascido (simples) por R$60 ou kit berço por R$800!!! Nos EUA, onde o salário mínimo é USD$1320, paga-se 2 dólares por roupinhas (de qualidade) de bebê e 150 dólares um kit berço! Sem contar os eletrônicos cujas diferenças são berrantes, como uma babá eletrônica, por exemplo, que custa nos EUA 200 dólares e nos Brasil 2,200 reais!!
Será que esse é um fator que faz com que a classe média de minha faixa etária tenha tanto medo de ter filhos? Acho que se pensarmos em tudo que queremos oferecer e no gasto que isso implica, realmente fica difícil planejar uma família. Bom, a realidade é que também o mercado nos faz querer oferecer mais do que o bebê realmente precisa. Faça um teste: dê um brinquedo super moderno e caro para uma criança de 10 meses e depois lhe dê uma bisnaga de creme (lacrado, claro), o bebê larga o brinquedo e se diverte muito mais com a bisnaga de creme! Ele se diverte em descobrir e atribuir funções aos objetos!
Eu quero muito poder oferecer ao meu/minha filh@ proteção, carinho e ensinamentos. Para isso creio ser importante sabermos separar o necessário do supérfluo e medir os gastos e a educação com o termômetro desta necessidade. Afinal de contas, nem sempre proteger, amar e ensinar custa dinheiro, e quando custa, aproveitamos pra fazer uma viagem e comprar por menos! Por que não? :)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

3o trimestre - entrando no 7o. mês gestacional

Estou com 27 semanas, rumo a 28a. que inicia nesse domingo, dia 31/01/10.
Vejam como está nosso bebê nesse estágio, segundo o site:
No início do sétimo mês, em torno de 27 semanas de gestação, o feto mede em média 31cm e pesa cerca de 1.000 g.


O que eu sinto: el@ se mexer muito, já posso ver seus movimentos, já senti el@ soluçar (tener hipos), ainda tenho azia, me sinto mais pesada, sinto mais vontade que o normal de comer coisas doces, meu hematócrito aumentou (nível de hemáceas no sangue, que mede quanto anêmica estou) de 31 para 36 (estive tomando ferro, acido fólico e complexo de vitamina diariamente), tenho insônia de vez em quando e sonhos agitados...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

familiesta


ehhhhh
Cargado originalmente por insipida
pues bueno despues de muchas fiestas, convivios y 4 muelas menos, finalmente nos pusimos a trabajar. Lilian consiguio dar clases y yo ya me atrevi a ponerme a leer mis textos, sin embargo un viaje de compras de bebe esta por comenzar mañana.
Por lo menos una listado de 42 items han sido requeridos por la mama (Lilian) a fin de tener todo o bueno al menos cubrir nuestras necesidades basicas para tener un bebe.
Si gustan y lo piden puedo subir este listado para futuras referencias para ustedes.

y bueno pues me despido mandandole un abrazo grande a todos ustedes.
saludos y mucha suerte

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mordi a língua

Sempre quando via mulheres grávidas que nao caminhavam e já estavam cansadas por qualquer coisa, eu pensava: "nossa! quando eu ficar grávida vou cuidar para nao ficar assim tão sedentária, quero estar disposta e bem ativa até o final da gestação!", achava que era um estado psicológico... mas nao! Mordi minha língua! Hoje, estava voltando do The Italian Coffe, então resolvi voltar caminhando. Era pouco, como 2 km de distância. Caminhei 8 minutos e ja senti dores no abdomem e minha respiração já estava ofegante... não acreditei! Pensei "vamos Lilian, você consegue!", e adivinha, com mais 10 passos já estava ligando pro Victor vir me buscar...

Minha cabeça dura teve que entender que a questão é: tenho um ser humano pequeno e indefeso dentro da minha barriga, que ja pesa (só ele, sem contar placenta, liquido etc) 1kg e dá chutes a cada 30 minutos. Meu corpo cresceu rapidamente em menos de 4 semanas... não tenho como dizer que sou a mesma, porque não sou! Então tenho que me contentar com minhas aulas de yoga 2 vezes por semana a tirar tudo que posso desses exercícios. E, quando eu voltar ao normal, volto a fazer os exercícios que gosto de fazer, pronto! Me convenci...

PS.: registro aqui, com 27 semanas, que minha barriga e peito nao param de coçar (e que nao posso coçar a vontade porque dizem que aparecem estrias!!!!) e que aquela mancha no meio da barriga está começando a aparecer e ficar mais nítida.

sábado, 23 de janeiro de 2010

chutes mais visiveis

Oi, so queria registrar que agora, com 26 semanas e 5 dias, estou comecando a sentir ainda mais forte seus chutes. Como sao mais fortes, sao tambem mais contantes. Consigo inclusive ver minha barriga que se levanta de repente numa pequena explosao, deixando visivel a qualquer um ver os pulinhos do bebe. Ainda e' muito imprevisivel, entao quando eu sinto e falo para alguem, ja passou e nao se sabe mais quando vai voltar a se repetir. Victor conseguiu sentir, mas nao foram muitas vezes. E' como quando voce ve um peixe que pula no mar: "olha peixe!" " onde?" "ah, ja passou..."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cha de Bebe/ Baby Shower


Meu primeiro cha de bebe foi dia 20 de janeiro de 2010, organizado carinhosamente por minha sogra e cunhada. Sempre pensei que em um cha de bebe como algo simples, na casa de alguem, com um bolo e coisas para beber e pessoas levando presentes. Entao me acordei hoje e coloquei uma roupa que me deixava arrumada o suficiente para uma festa de cha de bebe. Quando minha sogra, Marcela, me leva para o local do cha, que lindo! Parecia um castelo medieval! Um restaurante super chique, num lugar mais lindo ainda. Todas as convidadas, que eram 33 mulheres, super bem arrumadas, a comida deliciosa e o servico de garcons impecavel!!! Que surpresa! Comemos, conversamos, fui apresentada como a senhora Carreto (pois e', agora orgulhosamente ja sou senhora Carreto!) a todas suas amigas, fizemos brincadeiras com prendas e ao final cada uma delas deixou um envelope com um valor pre-estipulado de 200 pesos. Teve ate a televisao de um programa de celebridades fazendo entrevista comigo, minha mae, Marcela e Barbara... depois tiraram fotos para uma revista. Isso sim foi ainda mais surpreendente! Como me arrependi de nao ter me maquiado mais... hehe!
Foi lindo e nos rendeu presentes que vamos comprar semana que vem nos EUA!
Muito obrigada Marcela e Barbara pela festa inesquecivel!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Afinal de contas, como é estar grávida?

Estar grávida, sim, é maravilhoso! Me sinto de alguma forma "especial", "diferente". Não sinto que sou só eu e que meu ser é dois ao mesmo tempo. Pois o ser que se encontra dentro de mim, depende de mim, ao mesmo tempo que segue seus passos autonomos ao crescer, nos quais não posso nem consigo interferir. Isso me deixa insegura, pois tudo que antes fazia pensando somente em mim, tenho que repensar e ver se interfere no modo que meu filh@ se desenvolve. Já sou mãe sem ser mãe ainda. É uma experiência singular.

Por outro lado, vejo meu ser, eu, Lilian, mudando. Não só de corpo e peso, mas de gostos e vontades e sensações. Meu corpo está engraçado, mas gosto de como ele está. Pela primeira vez na vida tenho que ficar cuidando dos meus decotes pra não serem exagerados (hehe). Também minha barriga, como cresce a cada dia, às vezes sinto que quase queima no fogão enquanto cozinho, ou bato com a porta da geladeira quando a abro, ou que quero passar por entre pessoas e objetos e já nao consigo mais... nem encolhendo a barriga!! hehe
Por outro lado, já não consigo ter tanta energia para sair, exercitar e dançar a noite como antes facilmente fazia. Beber bebidas alcóolicas, apesar de ter a permissão de minha médica para tomar quantidades moderadas, não consigo mais. Me dói o estômago, me dá enjoos. Resultado: em festas é o momento em que mais bebo água! Fumaça de cigarro então, meu Deus, como me irrita!!! Nunca me irritei tanto ao sentir cheiro de cigarro. Te juro que nao é uma reação racional, é instintiva mesmo!!! Me dá falta de ar e arranha a garganta!! Café... eu que tomava café todas as manhãs: um gole de café é suficiente para me queimar o estomago durante o dia todo! O mesmo passa com pimenta e cebola crua!

Essas mudanças me surpreendem, pois quem me conhece sabe que nunca recusei comida, nem bebida! Nunca fumei, mas também nunca tive vontade de sair de uma festa porque senti cheiro de cigarro! Ai... me tornei uma chata!!!! O bom é que isso passa, e todos entendem. Por isso me permito ser agora chata sem muitos complexos.

Achei na internet essa lista de sensaçoes que podemos ter na gravides, vou registrar aqui o que sinti, para que em 30 anos possa dizer a minha filha "calma que tudo isso é normal e passa!"

1) Tonturas e Desmaios. (NÃO)
2) Cãibras. (NÃO)
3) Dor Abdominal tipo cólica menstrual. (SIM, muito no começo da gravidez e ao longo da gravidez, quando sinto que a barriga/utero dá uma espichada)
4) Prisão de Ventre e Gases. (VIXI! SIM...), não vivo mais sem All bran, agua, e tudo que tem fibras!
5) Corrimento. (SIM...), Mas, muda muito de uma semana a outra.
6) Acidez Estomacal (Azia). (SIM) Putz, a partir da 23a. semana piorou a cada dia. Fico o dia tooooodo com sensação de queimaçao entre o estomago e a garganta.
7) Urinar Várias Vezes. (SIM) A partir da 23a. semana diminuiu bastante! Antes era um vez a cada 30 minutos!
8) Enjôo. (NÃO) Bem pouquinho no segundo mês, mas durou só 2 semanas.
9) Edema (inchaço). (NÃO)
10) Manchas na Pele. (SIM) Uma na minha testa, pode? Saiu semanas depois de ficar grávida.
11) Alteração no Paladar (gosto metálico na boca). (NÃO) Mas no olfato sim, estou com um olfato super porderoso!!! hehe O Vic que se cuide, pois sinto de longe cheiro de perfume barato no colarinho dele! hehe
12) Infecção nas Vias Urinárias (cistite). (NÃO)
13) Cansaço. (SIM). Principalmente no primeiro trimestre e está voltando agora a partir da 24a semana.
14) Dor nas Costas. (SIM). Na regiao do quadril e lombar. Agora, com 25 semanas, nao sinto mais.
15) Falta de Ar (SIM). Acho que depois da 18a. semana comecei com meus suspiros profundos, que desesperavam Vic, pois pensava que eu estava brava (hehe).
16) Varizez. (SIM) Desde o começo ja apareceram. Estou usando um creme pra varizes, colocando minhas pernas para cima e fazendo yoga e caminhando (ah, e massagens tambem). E mesmo assim, acho que vou ter que apelar ao medico depois! Tuuuudo bem...

Fonte: http://www.ebb.com.br/mostrar_gestantes.php?ref=5

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Como brincó en Avatar!!

En consideracion a Pris voy a intentar a escribirles en Español, ya que Vic se pone flojito para escribir un poco en el blog (jeje). Perdonanme mis errores...

En el 9 de Enero nos fuimos yo, Vic y mis suegros a ver Avatar en 3D. Ya era la segunda vez que yo y Vic lo viamos, pero la primera vez no fue en 3D. En 3D está bien más chido que en el modo normal! Las dos veces que fuimos al cine el bebe brinco mucho, principalmente cuando el volume aumentava. Hasta Vic lo pudo sentir. Fue la primera vez que sentió al bebe. (De hecho, dicen que cine rompe fuente, oxalá esto solo me ocurrá en 15 semanas!)

Mientras via alla pelicula, donde todo salia de la pantalla, y el bebe pateava, me puse a pensar como serán las peliculas de cuando mi hij@ tenga mi edad, 30 años? Probablemente mis papás tambien pensavan que el cine de sua epoca era el maximo! No creo que poderian imaginar que sus hijos estarian vendo a los 30 una pelicula que se mescla con la audiencia.

Será que las sillas se van mover? Que la pantalla será en 360 grados? O que más puede pasar con el cine en el futuro?
Bueno, registro aqui mis apuestas a ver si, en 30 años, le atino!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Primeira visita do bebe ao Mexico

Sim, estamos no Mexico com nossa familia mexicana nos recebendo com tanto carinho e conforto! O bebe, nesse ambiente acolhedor, se sente bem e cresce a cada dia (bom, espero que seja o bebe e nao minha barriga, pois a comida aqui esta deliciosa e nao consigo resistir as tentacoes!! hehe). Aqui completamos 23 semanas e amanha ja vamos para a 24a.
Pensei que viajar gravida fosse me custar mais trabalho. Foi uma viagem longa, com escalas em SP, Lima, Mexico DF e 3 horas de carro a Puebla. Com tantas escalas consegui descansar um pouco, esticar minhas pernas, caminhar. Me formigava um pouco as pernas durante o voo, me cansava de ficar numa mesma posicao, tinha muita vontade de fazer xixi, mas nada que uma caminhada pelo corredor nao ajudasse. Te confesso que sofri mais de DF a Puebla que no aviao.
Aqui chegamos, no conforto da casa dos sogros/pais, com uma comidinha caseira e festas de natal e ano novo muito divertidas, entre familia. E que linda familia!!
Que feliz estou por ganhar uma familia tao linda assim, e ter o prazer de faze-la crescer um pedacinho dela em meu ventre.