domingo, 31 de janeiro de 2010

Indo às compras... (às 28 semanas de gestação)

Esse final de semana fiquei sozinha em casa, aproveitando pra iniciar a redação do meu projeto de qualificação de doutorado, que está atrasado segundo minhas expectativas, e para ver filmes e aproveitar o friozinho que está fazendo. O Victor, seus pais e sua irmã foram às compras nos Estados Unidos. Só o Victor levou uma lista de mais de 40 itens só para o bebê. Como é mais barato lá!!
É muito triste ver como está tudo caro no Brasil!!! Roupa de neném, lenços umedecidos, utensílios para o bebê... tudo isso no Brasil é pelo menos o dobro do preço, mesmo considerando o câmbio de USD$1 a R$1,87. Nem parece que no Brasil o salário mínimo é de R$510, quando vejo um macacãozinho de recém-nascido (simples) por R$60 ou kit berço por R$800!!! Nos EUA, onde o salário mínimo é USD$1320, paga-se 2 dólares por roupinhas (de qualidade) de bebê e 150 dólares um kit berço! Sem contar os eletrônicos cujas diferenças são berrantes, como uma babá eletrônica, por exemplo, que custa nos EUA 200 dólares e nos Brasil 2,200 reais!!
Será que esse é um fator que faz com que a classe média de minha faixa etária tenha tanto medo de ter filhos? Acho que se pensarmos em tudo que queremos oferecer e no gasto que isso implica, realmente fica difícil planejar uma família. Bom, a realidade é que também o mercado nos faz querer oferecer mais do que o bebê realmente precisa. Faça um teste: dê um brinquedo super moderno e caro para uma criança de 10 meses e depois lhe dê uma bisnaga de creme (lacrado, claro), o bebê larga o brinquedo e se diverte muito mais com a bisnaga de creme! Ele se diverte em descobrir e atribuir funções aos objetos!
Eu quero muito poder oferecer ao meu/minha filh@ proteção, carinho e ensinamentos. Para isso creio ser importante sabermos separar o necessário do supérfluo e medir os gastos e a educação com o termômetro desta necessidade. Afinal de contas, nem sempre proteger, amar e ensinar custa dinheiro, e quando custa, aproveitamos pra fazer uma viagem e comprar por menos! Por que não? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário